terça-feira, 16 de junho de 2015

Vamos falar de escolhas?


Semana passada, enquanto uns estavam focados no dia dos namorados, em planos e romances, eu aproveitei a data para visitar a Biofach Brasil 2015.
Fiquei sabendo do evento através de um amigo, quis ir por mera curiosidade e valeu cada minuto de caminhada dentro dessa feira enorme e cheia de novidades pra quem, como eu, quer abrir seu leque de opções na hora de escolher o que e como consumir melhor.
A feira de produtos orgânicos e agroecologia, reuniu muitos mais do que isso. Sim, tinha todo tipo de produto orgânico que vc imaginar, cosméticos, alimentos, brinquedos, (sim, brinquedo!!!) roupas, suplementos...inclusive encontrei um pasta de dente sem fluor que estava procurando faz tempo...adorei! Mas, mais que isso, lá encontrei muita gente. Gente que por estar em um lugar como esse me faz ver que estamos repensando, de verdade, nossas escolhas de consumo.
Às vezes fico achando que a chatice é minha, de querer uma pasta sem fluor, um xampu sem sal e parabenos, saber de onde vem a minha comida e quão tóxica ela é...e aí percebi duas coisas: a primeira é que não, não estou sozinha nessa preocupação...ou melhor, nunca achei que estivesse sozinha, mas na verdade pude ver que somos muitos, muitos mesmo. E a outra é que se somos tantos revendo nossa escolhas, e que se há oferta para suprir essa novas escolhas, e ainda que se essa oferta vem de pessoas, famílias, empresas (grandes ou não) interessadas em produzir de forma natural e menos impactante e com mais qualidade, minhas escolhas de consumo alimentam esses produtores mais conscientes e esses produtores mais conscientes, alimentam minhas escolhas de consumo mais consciente e...voi là!!!! Nós, enquanto consumidores, mesmo que a passos pequenos ou lentos, podemos sim, mudar o mundo!!!
Não vou ser hipócrita, essa é uma mudança de hábitos que não acontece de um dia pro outro. Não, eu não consumo 100% de orgânicos (infelizmente). Não, eu ainda não compro todas as minhas roupas direto de quem as faz, mas busco por isso sempre que posso, e deliberadamente boicoto algumas marcas. E um dia por vez, vou reavaliando e repensando meu consumo em termos de quantidade, qualidade e até de produção de lixo...tudo interligado!
Tem muita coisa bacana rolando por fora do sistema que conhecemos. Procure saber de onde vem os produtos que vc consome.
Afine as suas escolhas com aquilo que vc acredita.
É só uma ideia.