quarta-feira, 11 de junho de 2014

por mais autonomia alimentar e menos industrializados

A cada ida minha ao mercado saio mais chocada com os preços que não param de subir. Na região onde moro (Vale do Ribeira) já é difícil encontrarmos variedades de legumes e verduras, e nesse caso já me acostumei com as altas de preços que esses produtos costumam apresentar. Afinal, fatores como sazonalidade e distância do produtor interferem nesses valores de forma cíclica ao longo do ano, mas nos últimos meses o que tem mesmo me assustado é o aumento surreal de pães e derivados de leite. Como sempre gostei de cozinhar, tendo prazer em todo o processo de preparo, desde as compras (pense numa pessoa que passa horas, com alegria, dentro de um mercado) até o resultado final, tenho sempre uma boa noção de preços, me preocupo com o máximo aproveitamento dos alimentos e nessa fase da vida de pouca grana, mais ainda com a relação custo x beneficio x aproveitamento dos produtos que adquiro e consumo. Assim sendo tenho cada dia mais tentado e testado receitas que reduzam o custo e a quantidade de químicos e conservantes que ingiro e, como alguém que poderia muito bem ter nascido na França pra se alimentar basicamente de pães e queijos, tenho buscado alternativas para não abrir mão do consumo desses produtos, porém gastando menos e comendo mais saudável. Como??? Resgatando receitas e processos de preparo do tempo da minha avó...Minha queridinha da vez é a ricota caseira, extremamente fácil de se fazer, sem conservantes químicos (tudo bem, tem que ser consumida mais rápido, mas fica tão boa que vai acabar logo, anyway!), muito mais barata que o kg da mesma no mercado e você ainda tem a vantagem de deixá-la na textura de sua preferência. Para uma ricota mais sequinha, basta coar em um pano de algodão bem limpo, se quiser mais úmida, pode coar em uma peneira mesmo, eu uso uma de lavar arroz, um pouquinho mais fina...é só escolher.
Ricota caseira, feita pour moi!!! Essa está temperada apenas com azeite e sal

Essa receita eu tirei daqui: https://www.youtube.com/watch?v=AuOlO5PAsyA. Como moro sozinha, faço um litro de leite apenas por vez e uso a proporção de 40ml de coalho (limão ou vinagre) para um litro de leite, sempre priorizo o uso de leite "vivo" como diz minha amiga Laura...tetrapak está vetado do meu consumo...química pura!

Além da ricota que já dominou meu café da manhã (não tenho coragem de pagar o quanto estão cobrando em um requeijão), estou testando receitas de queijo cottage (quando eu conseguir o ponto aviso à todos), e hoje resolvi tentar meu primeiro pão da vida!!!
A massa a principio ficou bem bonita,
E agora está lá crescendo (em um dia frio e chuvoso??? Pus dentro do forno, ligado baixo e com a porta entreaberta) e ainda não tenho ideia de qual será o resultado, já que resolvi fazer sem receita, da forma mais intuitiva possível e utilizando o soro que "sobra" da receita da ricota na massa. Como não sei se vai dar certo, se rolar depois ensino pra quem quiser!!!
Não tenho a ilusão de que é possível abolir completamente o consumo de produtos industrializados, mas acredito, sim, que existem muitos, mas muitos mesmo, produtos que consumimos por praticidade e que na verdade são extremamente simples de serem feitos em casa, com ingredientes mais saudáveis, orgânicos, com menos sal, menos gordura...enfim. Nessa correria de hoje quem não mantém um "hamburguerzinho" congelado em casa pra hora do desespero??? E se eu te disser, que é muito fácil fazer um hamburguer muito melhor, mais gostoso e mais barato que também pode ser congelado e te salvar na hora da correria???
Pequenas mudanças nos nossos hábitos alimentares são mais simples do que imaginamos...e eu tenho pensado muito nisso nesse momento em que tenho tempo de sobra pra pensar...quem sabe essa ideia não cresce...você quer ter sua geladeira recheada de delicias práticas, rápidas e saudáveis? Não tem tempo ou não gosta de ir ao mercado? Não sabe fazer nada na cozinha??? Acho que eu posso lhe ajudar...talvez seja só uma questão de amadurecimento de uma ideia e um pouquinho mais de tempo...

Ps: o soro que sobra depois que a ricota for coada, pode substituir o leite ou a água em receitas de bolos, pães, massas de tortas, inclusive se não for usar na hora, pode congelar sem problemas!